"Cultura Popular" Nos Anos 30
Agrupamentos de Folclore - Ontem e Hoje
..."Reconhecido pela Unesco, em 1989, o folclore como parte da herança universal...". Um contributo para o estudo do folclore como parte da herança universal..." Um contributo para o estudo folclore, e dos agrupamentos de folclore enquanto prolongamentos vivos da cultura tradicional dos povos e factores insubstituíveis de identidade sócio-cultural.
A CULTURA NO ESTADO NOVO
V Congresso Internacional da Vinha e do Vinho
Um estudo que analisa o contexto envolvente da realização do V Congresso Internacional da Vinha e do Vinho e II Congresso Médico para o Estudo Científico do Vinho e da Uva em Portugal (1938).
In "Tempo Livre" - Inatel - Fundação, n.º 240, Setembro de 2012
--- // ---
Lançamento do livro " A cultura Tradicional no Estado Novo" de João Lopes Filho
A Fundação INATEL organizou uma Sessão de lançamento do livro " A cultura Tradicional no Estado Novo" de João Lopes Filho, apresentado pelo Prof. Luís Torgal, no dia 27 de Abril de 2011 às 18h30 no bar do Teatro da Trindade.
--- // ---
Lançamento do livro " A cultura Tradicional no Estado Novo" de João Lopes Filho
A Fundação INATEL tem o prazer de convidar para a Sessão de lançamento do livro " A cultura Tradicional no Estado Novo" de João Lopes Filho, apresentado pelo Prof. Luís Torgal, no dia 27 de Abril às 18h30 no bar do Teatro da Trindade.
In Plataforma de Comunicação para os Estudantes Cabo-Verdianos, 21 de Abril de 2011
João Lopes Filho lança «A Cultura Tradicional no Estado Novo»
Lisboa - É lançado no dia 27 de Abril pelas 18h30, no bar do Teatro da Trindade, em Lisboa, a obra «A Cultura Tradicional no Estado Novo», de João Lopes Filho.
O livro de João Lopes Filho aborda a envolvente da instabilidade política da Europa no final dos anos trinta do Século passado, resultante tanto da ascensão ao poder de Hitler na Alemanha e de Mussolini na Itália, como pela Guerra Civil em Espanha, apoiada a nível logístico facções francesas e por aquelas duas potências.
Os dois congressos que tiveram lugar nesta altura em Portugal, o V Congresso Internacional da Vinha e do Vinho e o II Congresso Médico para o Estudo Científico da Vinha e da Uva, em 1938, reuniram no país cerca de duzentos congressistas internacionais. Esta foi uma oportunidade aproveitada por Salazar para daí retirar dividendos políticos.
João Lopes Filho estudou a forma como o novo regime procurou divulgar junto dos congressistas a eficácia das suas práticas políticas e dissipar possíveis dúvidas na opinião pública internacional e o seu trabalho deu origem à obra «A Cultura Tradicional no Estado Novo».
O autor, João Lopes Filho, investigador e historiador cabo-verdiano, venceo ano passado o Grande Prémio Sonangol, com a obra «Percursos & Destinos». A sessão de apresentação da obra tem lugar no dia 27 de Abril, pelas 18h30, no bar do Teatro da Trindade. A apresentação fica a cargo do Prof. Luís Torgal.
In Jornal Digital, 20 de Abril de 2011