Textos
Alguns trabalhos abordando temas diversos, recentemente publicados em jornais e revistas, com suas referências bibliográficas.
Iº ENCONTRO INTERNACIONAL DE REFLEXÃO E INVESTIGAÇÃO

Por iniciativa do Departamento de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade de Cabo Verde, teve lugar no Campus do Palmarejo, nos dias 5 e 6 de Junho de 2013, o 1º Encontro Internacional de Reflexão e Investigação, com intuito: I - Dar notícia aos membros do DCSH acerca da investigação realizada, designadamente, a conducente a provas de doutoramento em curso; II - Reunir, sob a forma de artigo e publicar os textos saídos desse Encontro, registando assim a investigação que anualmente se vai fazendo no DCSH; lll - Reunir o público interno, docentes e alunos de pós-graduação e, ainda, de graduação e externo, profissionais e membros da sociedade ligados aos temas abordados; lV - Criar espírito de “schola”, sobretudo, perante os jovens investigadores, servindo de pedagogia na escolha (objecto, métodos) e na elaboração (percursos e etapas) de trabalhos de investigação; V- Convidar a participar no EIRI colegas investigadores estrangeiros de Centros de Investigação, de forma a valorizar o Encontro, internacionalizar a investigação e criar parcerias relativas a projectos, leccionação pós-graduada, orientação de trabalhos conducentes a provas académicas, partilha de experiências de gestão e organização institucional, de investigação e de docência.

Foram dois dias completamente preenchidos com comunicações de elevada qualidade, que suscitaram animados debates no sentido de esclarecer pontos de vista e produzir consensos do ponto de vista científico e enriquecendo o saber.

Para a apresentação dos temas abordados no Encontro, as comunicações foram distribuídas por sete painéis – seis com quatro e um com cinco comunicações - num total de trinta e um participantes, dezassete dos quais investigadores seniores ou doutorados e catorze doutorandos ou mestres. Para além dos docentes da UNICV, contou-se com a colaboração de quatro instituições portuguesas (Universidade Técnica de Lisboa, ISCSP, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Universidade da Beira Interior e Instituto Politécnico de Lisboa) e duas instituições cabo-verdianas (Universidade Jean Piaget e Universidade de Cabo Verde).

A diversificada conjuntura das áreas científicas e disciplinares versadas, possibilitou amplas partilhas de conhecimentos e experiências através de seis comunicações no campo das Ciências Sociais, as Línguas Literaturas e Culturas com cinco, três no âmbito da Filosofia (da Educação), três no espaço da Antropologia, três no da História e, ainda, Ensino – Currículo, Métodos e Formação de Docentes com três trabalhos.

 

Nesta configuração, o primeiro painel centrou-se na temática do Ensino, indo do desenvolvimento curricular à formação profissional docente e à sua gestão da qualidade, do ensino à distância à relação entre a língua materna e a língua estrangeira, no caso em apreço, a língua cabo-verdiana e o inglês.

 

O segundo painel abordou temáticas ou dimensões reflexivo-filosóficas, como sejam a Educação, partindo de perspectivas epistemológica, estética e ética; o conhecimento histórico e estético, tendo em conta a memória visual da fotografia; e a liberdade da pessoa humana, considerando para o efeito a problemática da abolição da escravatura em Cabo Verde.

 

O terceiro painel situou-se entre as temáticas do Território e do Património, analisando práticas simbólicas que recorrem à língua e à ajuda, apresentada no caso concreto, a partir de rituais ligados à morte.

 

O quarto painel, para além de apresentar projectos relacionados com a investigação científica, analisou aspectos à volta da identidade das comunidades e dos povos, concretamente a Identidade Nacional Cabo- verdiana.

 

 Enquanto o quinto painel, iniciou com a apresentação dos elementos fundamentais da Metodologia da Ciências Sociais, para depois se centrar na questão do campo ou no meio rural: desde as condições de vida das famílias à cidadania e à cenografia do espaço, relacionadas com o turismo.  

 

O sexto painel cuidou de questões ligadas à comunicação, referindo-se à investigação em jornalismo, à relação entre a comunicação social e a saúde, às rotinas jornalísticas em Cabo Verde e à “fundamentalidade” da comunicação em Emmanuel Mounier.

 

O sétimo painel fixou-se na Literatura de Língua Portuguesa, abordando os seguintes temas: as mulheres em textos de Mia Couto, o sujeito e identidade(s) na Literatura Cabo-verdiana, elementos da narratividade de Jorge Amado e a apresentação do projecto “Visamar” de elaboração de percursos literários em Literatura de Expressão Portuguesa.

 

Desta forma, pode-se constatar não apenas a diversidade dos temas abordados, como também uma abrangência centrada na transdisciplinaridade, que em conjunto se mostraram esclarecedoras para análises conducentes a interpretações credíveis e sólidos sustentáculos para êxito na investigação.

 

Daí que, como resultado do Iº Encontro Internacional de Reflexão e Investigação, convém sublinhar alguns aspectos:

 

- Os membros de cada painel constataram a partilha de preocupações, objectivos e métodos, pelo que, doravante, se dispõem a desenvolver em comum seminários de investigações;

 

- O conhecimento daquilo que cada elemento estiver a investigar também se cruzar com o que outro desenvolve em áreas disciplinares e científicas próximas, facilita a permuta de experiências;

 

- O EIRI mostrou ser um adequado lugar para divulgação de estudos, na medida em que foram apresentados sete projectos de teses de doutoramento; de metodologias de investigação – em número de quatro áreas, Ciências Sociais, Ciências da Comunicação, Filosofia (da Educação) e Projecto; ao lado da exposição de resultados de investigações;

 

- A elevada adesão de investigadores à difusão de objectos, objectivos, métodos ou resultados de percursos de investigação, bem como o interesse de colegas e alunos, para conhecerem o conteúdo do programa de trabalhos foi digna de registo.

 

Portanto, muitas possibilidades foram abertas, constituindo este Iº EIRI um testemunho da relevância científica e académica dos temas em investigação, bem como uma oportunidade de reflexão e partilha, conducentes à potenciação e implementação das iniciativas explanadas, sugeridas ou deixadas em tom de desafio, a que valerá a pena dar corpo.

 

A aquiescência que este Iº Encontro Internacional de Reflexão e Investigação mereceu, ficou demonstrada no interesse que despertou, interna e externamente. Por isso ficou assente que dele sairá uma publicação com as comunicações feitas, para registo e futura consulta dos interessados.

Tratou-se, pois, de um evento científico da maior importância e eivado de espírito académico, que constituiu um exemplo de partilha das boas práticas nele experimentadas, levando a acreditar que, face ao êxito obtido, passará a repetir-se anualmente, com o propósito de aproximar a comunidade académica e as instituições partilharem experiências em áreas disciplinares comuns.

 

(A Nação n.º 308, Praia, 26 a 31 de Julho de 2013)