Gala «SOMOS CABO VERDE»

PRIMEIRA EDIÇÃO DO “SOMOS CABO VERDE” TERMINA AO SOM DE “LABANTA BRAÇO BU GRITA LIBERDADE”

 

A cantora, Nancy Vieira, foi a apresentadora do evento

créditos: Cristina Morais

A Gala “Somos Cabo Verde – Os Melhores do Ano”, que teve como apresentadora a cantora Nancy Vieira, distinguiu várias personalidades que marcaram o panorama nacional em diferentes áreas. Honório Fragata foi escolhido para “Homem do Ano” e Eunice Baessa eleita “Mulher do Ano”.

A noite começou com a já habitual, neste tipo de eventos, passadeira vermelha. Por volta das 21h00, os convidados da Gala começaram a desfilar pela “red carpet” decorada com estrelas com os nomes do nomeados. Éder Xavier e Kathy Moeda foram os apresentadores da passadeira vermelha deste evento que teve transmissão em directo na TCV e no SAPO CV.

Já no grande palco, a cantora Nancy Vieira foi a escolhida para ser a apresentadora da Gala que começou por volta das 22h30. O evento foi recheado de momentos musicais e dança.

Os duetos improváveis marcaram a noite. Desde combinações “sui generis” como a de Fattú Djakité e de Blyck Tchutchi que cantaram e dançaram ao som de uma “mix” entre os temas “Bendera di Sol” e “Ku formiga ku tudo gosta”, até ao tema “Amor ta Salva” dos Rapaz 100 Juiz, que deram uma roupagem diferente ao tema lado de Nho Nani e os meninos do projecto “Gota d’Arte”.

Pelo palco também passaram vozes como Titina, uma senhora da música cabo-verdiana, que cantou morna ao lado de Ceuzany. Para o agrado dos presentes, Grace Évora e Maria Alice interpretaram um tema simbólico da mítica banda Tubarões – “Djonsinho Cabral”.

O sucesso “Hit the Road Jack” também ganhou um novo ritmo nas vozes de Jennifer Solidade e do rapper Chachi Carvalho. O encontro de outros dois cantores que representam duas gerações da música cabo-verdiana, Mirri Lobo e Djodje, também marcou a noite. Os artistas interpretam o tema do cantor do Sal “Encomenda d’terra”.

No total 14 prémios, foram entregues na noite de 3 de Julho. E a emoção marcou a maior parte dos discursos dos vencedores.

A Verdefam conquistou o prémio na Categoria de Solidariedade e a vice-presidente da instituição, Edelfride Barbosa Almeida, dedicou o prémio aos jovens do país, prometendo continuar a trabalhar em prol da saúde sexual e reprodutiva.

A Associação Ponta de Pom levou para a casa o troféu na área de “Voluntariado”, sendo que um dos representantes da instituição emocionou-se ao falar sobre a sede da associação que ainda tem teto feito de “chapa de tambor”, recordando as adversidades do dia-a-dia da instituição.

O escritor e investigador João Lopes Filho agradeceu a distinção na categoria de “Investigação” e recordou o falecido pai que lhe fomentou o gosto pela cultura.

A filha da antiga deputada e activista, Celeste Correia, agradeceu o troféu na categoria de “Diáspora” e recordou, com humor, que a mãe nunca se esquece das suas origens cabo-verdianas.

A modelo cabo-verdiana Alécia Morais foi a escolhida na categoria “Moda”. O troféu foi recebido pela colega de profissão e de percurso, Cláudia Morais, também ela de Santo Antão, que frisou aos presentes que “moda também é cultura”.

A empresária do Fogo, Marisa Lopes de Pina, foi a vencedora na categoria “Empresarial”. Visivelmente emocionada, a empreendedora recordou o povo de Chã das Caldeiras (localidade onde vivia até à erupção do vulcão de 2014) e deixou um apelo para que lhes seja permitido voltar “à sua terra”.

A selecção nacional de futebol “que é capaz de fazer parar este país e levou o nome da Cabo Verde mais longe” venceu na categoria de “Desporto”. Já o escritor Germano Almeida, que se fez representar pelo professor Brito-Semedo, foi o escolhido na categoria “Cultura”.

Já na categoria “Comunicação Social”, houve três vencedores conforme a área: Daniel Almeida, do jornal A Nação, para Impressa Escrita/Online; Marco Rocha, pivot do “Jornal de Domingo”, na área de Televisão e Carlos Santos, da RCV, na área de Rádio.

Um dos momentos mais aguardados da noite foi a entrega dos troféus “Homem do Ano” e “Mulher do Ano”, ambas categorias de votação exclusivamente popular.

O fundador das Tendas El Shaddai, Honório Fragata, foi o escolhido como “Homem do Ano”. “Tio Honório”, como é carinhosamente conhecido na comunidade, agradeceu a distinção e recordou o seu percurso em Cabo Verde, país que o acolheu há mais de 20 anos, já que Honório Fragata é natural de Angola.

O “Homem do Ano”, pediu aos cabo-verdianos que nunca percam a esperança de viverem livres, nomeadamente, das drogas e do álcool, uma mensagem sempre presente na comunidade onde trabalha em Pedra Badejo.

A líder comunitária da localidade de São Pedro, Eunice Baessa, foi a escolhida para “Mulher do Ano”, na primeira edição da gala “Somos Cabo Verde”. “Nish” não escondeu a emoção e não poupou nos elogios e agradecimentos na hora de receber o prémio. “Este prémio vai para todas as mulheres de “balaio”, todas as mães solteiras, para os meus filhos, para o meu marido com o qual estou casada há 25 anos”.

Um momento de emoção que arrecadou vários aplausos por parte do público, principalmente devido à irreverência de Eunice, que contou que até ao último momento recebeu mensagens e telefones de encorajamento por causa da nomeação.

E o prémio “Mérito e Excelência” foi para um dos mais antigos grupos humorísticos de Cabo Verde – Juventude em Marcha, que vieram de propósito de Santo Antão para receber o galardão, após muita insistência da organização que não lhes tinha revelado a surpresa.

Um prémio que os dirigentes do grupo, César Lélis e Jorge Martins, fizeram questão em dedicar ao povo cabo-verdiano. Prometendo passar o legado às novas gerações, Jorge Martins brincou que o grupo tinha mudado de nome para: “Velhice em Câmara lenta”, depois de tantos anos a fazer humor em Cabo Verde.

No evento, foram também ouvidos os testemunhos de antigos combatentes e de personalidades que viveram a independência na primeira pessoa, entre as quais a viúva de Amílcar Cabral, Ana Maria Cabral.

A noite terminou com todos os artistas a cantar “Labanta braço bu grita liberdade”, também dos “Tubarões”, um tema simbólico, principalmente por se tratar de um evento no âmbito do 40º aniversário da Independência Nacional.

Margarida Conde, responsável da produtora Artemedia by Zwela, fez um balanço positivo do evento no final da noite. “Foi uma noite mágica, cheia de emoção. Acho que os duetos improváveis funcionaram muito bem, com as actuações que as pessoas não estavam à espera. É esta gente que nos faz continuar.”

A mesma fonte adianta que “pelo menos mais duas edições” do evento estão garantidas e salienta que apesar de ser necessário limar algumas arrestas, para o ano prometem voltar “com mais surpresas e com algo ainda maior e melhor”.

A noite continuou com uma after party num dos espaços da capital.

CONHEÇA OS VENCEDORES DA GALA “SOMOS CABO VERDE – OS MELHORES DO ANO”

A gala “Somos Cabo Verde – Os Melhores do Ano” aconteceu esta sexta-feira, 03, no Hotel Praia Mar e contou com a apresentação da cantora Nancy Vieira.

A iniciativa, da produtora Artemedia by Zwela, premiou treze personalidades de diversas áreas e atribuiu o Prémio de Mérito e Excelência ao grupo de Teatro Juventude em Marcha.

Saiba quem foram os vencedores da Gala:

Categoria Solidariedade

Verdefam: Associação cabo-verdiana para a Protecção da família

Categoria Voluntariado

Associação Ponta de Pom (SV): Associação Desportiva, Recreativa e Cultural Ponta d’Pom

Categoria Diáspora

Maria Celeste Correia

Categoria Investigação

João Lopes Filho

Categoria Moda

Alécia Morais

Categoria Desporto

Tubarões Azuis - Selecção de Cabo Verde de Futebol

Categoria Empresarial

Marisa Lopes Pina (Hotel e Restaurante em Chã das Caldeiras)

Categoria Comunicação Social / Televisão

Marco Rocha

Categoria Comunicação Social / Rádio

Carlos Santos

Categoria Comunicação Social / Imprensa Escrita / Online

Daniel Almeida

Categoria Cultura

Germano Almeida

Categoria Mulher do Ano

Eunice Maria Moniz Baessa

Categoria Homem do Ano

Honório Fragata

Prémio de Mérito e Excelência

Grupo Juventude em Marcha

(in Webiste SAPO CV, 04 de Julho de 2015)